Boeuf Bourguignon é uma das mais clássicas receitas da culinária francesa. Um ensopado de carne e legumes, de cozimento lento, com bastante vinho. Preparar essa receita de Boeuf Bourguignon não é difícil, porém vai exigir um pouco de comprometimento. Mas garantimos que vale a pena!
Ano passado uns amigos nos convidaram para jantar com eles. O prato? Boeuf Bourguignon. Fomos pra lá felizes da vida pelo cardápio que seria servido, mas não imaginávamos que sairíamos de lá maravilhados. Obrigado Susana e Marcelo!
Comentamos que já havíamos feito uma vez, mas achamos tão complicado, que nunca mais tentamos. Então a Susana explicou como que ela fazia. E era super fácil!
Realmente, o prato impressiona e a receita original é um pouco complicada e com vários passos, mas dá pra preparar Boeuf Bourguignon de uma maneira bem mais fácil.
Um pouco mais sobre o Boeuf Bourguignon
Como já falamos, é um prato clássico da culinária francesa, da região da Borgonha. É feito com carne bovina, vinho, legumes, e alguns temperos.
Mas a receita de Boeuf Bourguignon mais famosa não é de um chef francês, mas da Julia Child - lembram do filme Julie & Julia? Essa receita é cheia de passos e é chata de fazer - foi essa que fizemos a primeira vez e por isso não repetimos!
Mas essa que vamos mostrar aqui é bem mais fácil de fazer, sem tanta complicação e fica fenomenal. Ela é do blog Café Delites e é uma versão simplificada da receita da Julia Child. Usamos essa e ainda adaptamos a receita para os ingredientes que tínhamos.
Com o que servir? Nossos amigos serviram com um pão artesanal. Quando fizemos em casa, servimos com purê de batatas, que também ficou excelente. Na verdade qualquer acompanhamento que não interfira muito no sabor vai combinar muito bem, como arroz, massa, pão e purê de batatas.
Quais os ingredientes para fazer essa receita
Para preparar essa receita você vai precisar de:
- carne bovina
- bacon
- vinho tinto
- cebola
- cenoura
- alho
- cogumelos tipo paris
- louro
- tomilho
- caldo de carne
- farinha
- manteiga
- extrato de tomate
- azeite de oliva
Por se tratar de um ensopado, a carne para fazer Boeuf Bourguignon não precisa de um corte super nobre. Da última vez que fizemos usamos alcatra, que já é um corte mais macio, mas também dá pra fazer com patinho ou peito.
E qual o melhor vinho para fazer Boeuf Bourguignon? Tem que ser um vinho tinto seco e de qualidade. Não adianta querer usar o vinho mais barato só por que "vai na comida". Você vai acabar consumindo o vinho. Então, você tomaria aquele vinho de 15 reais? Se não, por que motivo iria usá-lo no preparo de uma receita? Também não precisa exagerar e pegar aquele super especial. Temos comprado vinhos entre 30 e 40 reais a garrafa quando o objetivo é cozinhar.
Além desses ingredientes, outro item que você vai precisar é de tempo. É. Preparar Boeuf Bourguignon não é uma coisa que se faça em meia hora. Para que fique muito boa, leva tempo. Mas não se desespere. O lado bom? É que se você deixar para comer no outro dia, vai estar ainda mais saboroso.
Como fazer Boeuf Bourguignon
Para facilitar, corte o bacon em cubos pequenos e a carne em cubos de 3cm aproximadamente.
Descasque as cebolas e corte-as pela metade e depois cada metade em quatro. As cenouras também podem ficar em pedaços não muito pequenos - corte-as pela metade e depois em pedaços de mais ou menos 1,5cm.
Coloque uma colher de azeite de oliva em uma panela se leve ao fogo. Adicione o bacon e frite-o até que comece a ficar crocante - retire o bacon da panela e reserve (1 e 2).
Coloque a carne para selar na panela em que estava o bacon (3). Vire os pedaços de vez em quando para que fiquem dourados - não precisa cozinhar por dentro(4). Coloque alguns pedaços por vez, evitando deixar a panela muito cheia (senão a carne vai cozinhar em vez de selar). Reserve os pedaços que já foram selados.
Na mesma panela, coloque a cebola e a cenoura e deixe refogar um pouco, até que a cebola comece a amolecer - de 3 a 4 minutos (5). Acrescente 2 dentes de alho picados, cozinhe por mais um minuto (6). Então junte a carne e o bacon (7) e a farinha (8).
Misture tudo muito bem, deixe cozinhar por uns dois minutos e acrescente o sal, a pimenta (9), vinho, o caldo de carne, as folhas de louro, o tomilho (10) e o extrato de tomate (11).
Coloque no forno em temperatura média-baixa, tampado, por 3 a 4 horas. Ou, se fizer no fogão, mantenha em fogo baixo também por 3 a 4 horas, tampado porém mexendo de vez em quando para evitar que queime/grude no fundo da panela.
Depois desse tempo, em uma frigideira derreta a manteiga, adicione o alho (12) e os cogumelos fatiados (ou cortados em 4 se forem pequenos)(13). Deixe fritar um pouco. Quando reduzirem à metade (14), retire e coloque-os na panela junto da carne (15).
Retire as folhas de louro e sirva (16).
Se deixar para servir no próximo dia, deixe a panela esfriar completamente e guarde na geladeira, tampada. Para servir, aqueça em fogo médio, mexendo de vez em quando, e deixe ferver levemente por uns 10 minutos - tendo certeza de que a carne e os legumes estejam quentes.
Outras receitas francesas que valem a pena experimentar
Sopa Francesa de Cebola
Crepe Francês
Croque Monsieur
Croque Madame
Receita de Boeuf Bourguignon
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 150 gramas de bacon (em fatias ou cubos)
- 1 kg de carne bovina (cortada em cubos de 3cm, sem gordura)
- 1 cenoura grande (cortada ao meio e depois em pedaços de 1,5cm)
- 1 cebola grande (cortada ao meio e depois em quartos)
- 4 dentes de alho (picados e separados para usar em dois passos da receita)
- ¼ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de pimenta do reino moída
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 3 xícaras de vinho tinto seco
- 2 cubos de caldo de carne (dissolvido em 2 xícaras de água)
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 colher (chá) de tomilho (fresco ou seco)
- 2 folhas de louro
- 25 gramas de manteiga
- 400 gramas de cogumelos paris in natura
Modo de Preparo
- Se optar por preparar no forno, ligue o forno a temperatura de 180C (médio) para pré-aquecer.
- Coloque uma colher de azeite de oliva em uma panela (ver observação) e leve ao fogo. Adicione o bacon e frite-o até que comece a ficar crocante - retire o bacon da panela e reserve.
- Coloque a carne para selar na panela em que estava o bacon. Vire os pedaços de vez em quando para que fiquem dourados - não precisa cozinhar por dentro. Importante: coloque alguns pedaços por vez, evitando deixar a panela muito cheia (senão a carne vai cozinhar em vez de selar). Reserve os pedaços que já foram selados junto do bacon.
- Ainda na mesma panela, coloque a cebola e a cenoura e deixe refogar um pouco, até que a cebola comece a amolecer - de 3 a 4 minutos.
- Acrescente 2 dentes de alho picados, cozinhe por mais um minuto.
- Coloque a carne e o bacon junto da cenoura e cebola e acrescente a farinha, o sal e a pimenta.
- Misture tudo muito bem e deixe cozinhar por uns dois minutos (mesmo parencendo seco, esse passo é necessário).
- Acrescente o vinho e caldo de carne (o líquido deverá apenas cobrir levemente a carne).
- Acrescente o extrato de tomate, o tomilho e as folhas de louro.
- Baixe o fogo e deixe no fogao até levantar fervura. Quando ferver, leve a panela, com tampa ao forno e deixe no forno de 3 a 4 horas, até que a carne comece a se despedaçar.
- Se preparar no fogao, baixe o fogo e mantenha em fervura branda, mexendo de vez em quando, de 3 a 4 horas.
- Quando a carne estiver no ponto, em uma frigideira grande, derreta a manteiga, adicione o alho e frite por um minuto em fogo médio.
- Em seguida adicione os cogumelos à frigideira e deixe-os fritando até que fiquem dourados.
- Retire a panela do forno, coloque-a sobre fogo médio e adicione os cogumelos.
- Se estiver preparando no fogão, aumente para fogo médio.
- Retire as folhas de louro e deixe ferver por mais dois minutos.
- Desligue o fogo e deixe descansar de 5 a 10 minutos antes de servir.
Vídeo
Observações
- Se fizer essa receita no forno, use uma panela com tampa que possa ser levada ao forno. De preferência uma panela de ferro, esmaltada.
Os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias nele publicadas, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita, veja como clicando em mais informações.
Para salvar no Pinterest
Comments
No Comments