Aprenda neste post uma receita de cinnamon roll bem fácil e irresistível!
Há muito tempo nós fizemos uma receita de cinnamon roll, mas ela não ficou muito boa. Sempre queríamos fazer outra mas não aparecia a coragem. Na última viagem a Orlando, comemos um cinnamon roll delicioso, mas enorme, no Gaston's Tavern (tão grande que entre nós três foi difícil de terminar) e ficamos com vontade de fazer em casa também - mas com tamanho normal! Tomamos vergonha na cara quando a Francine, do blog Viagens que Sonhamos, perguntou no Facebook se aceitávamos encomenda de receitas. Falamos que sim e fomos atrás de uma receita para testar.
Procuramos várias e encontramos uma no blog Carmel Moments que parecia infalível - entre parecer e ser tem uma baita diferença, mas arriscamos.
Bem, nós a fizemos e, realmente, os cinnamon rolls ficaram fantásticos! Iguaizinhos aos que a gente experimentou por lá (no gosto, ok?) e sem dever nada aos da Cinnabon - que também adoramos. Ainda quentinhos, com aquele aroma de canela pela cozinha, foi paixão instantânea 🙂
Mais receitas que você irá adorar
Kanelbullar: pãezinhos doces suecos com cardamomo e canela
Rosquinha de leite condensado | Donut de leite condensado
Roll de Coco e Ricota com Massa de Baunilha
- Para a massa
- ¼ de xícara de água morna
- 2 colheres de chá de fermento biológico seco
- 1 xícara de leite morno
- ½ xícara de açúcar
- 5½ xícaras de farinha de trigo
- 1 ovo batido
- 1 colher de chá de sal
- ½ xícara (100g) de manteiga, derretida
- Para o recheio
- ¾ de xícara de açúcar mascavo
- 1½ colheres de sopa de canela moída
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 2 colheres de sopa de leite
- Para a cobertura
- 100g de cream cheese em temperatura ambiente
- 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- ½ colher de chá de extrato de baunilha
- 2 colheres de sopa de leite
- 1½ xícaras de açúcar de confeiteiro
- Na máquina de fazer pão:
- Coloque os ingredientes na máquina de fazer pão na ordem recomendada pelo fabricante. Selecione o ciclo "massa" ou similar.
- Na batedeira:
- Coloque a água morna, o leite morno, o açúcar e o fermento na tigela da batedeira e misture-os com um garfo. Deixe descansar por cinco minutos, até que o fermento comece a espumar. Acrescente os demais ingredientes e usando o batedor gancho (para massa de pão ou massas firmes) deixe a massa misturar por cinco minutos em velocidade média. Após, retire o batedor, unte a tigela (empurrando a massa para o lado), cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 40 minutos, ou até dobrar de tamanho.
- À mão:
- Coloque a água morna, o leite morno, o açúcar e o fermento em uma tigela e misture-os com um garfo. Deixe descansar por cinco minutos, até que o fermento comece a espumar. Acrescente os demais ingredientes e misture a massa com as mãos por pelo menos cinco minutos, até ficar bem macia. Unte a tigela (empurrando a massa para o lado), cubra-a com filme plástico e deixe crescer por 40 minutos, ou até dobrar de tamanho.
- Para fazer os rolls:
- Quando a massa estiver crescida, ligue o forno para pré-aquecer a 180ºC.
- Misture a canela e o açúcar mascavo em uma tigela.
- Abra a massa em uma superfície enfarinhada com um rolo de massa, até ficar com aproximadamente 45cm de largura por 50cm de comprimento.
- Espalhe a manteiga derretida sobre a massa aberta, deixando em um dos lados uma borda de aproximadamente dois centímetros. Polvilhe a mistura de canela e açúcar de maneira uniforme sobre a massa.
- Comece a enrolar pelo lado mais comprido, tentando deixar a massa bem firme formando um rocambole. Sobre a borda que ficou sem manteiga pincele o leite e termine de enrolar. Com a parte da emenda para baixo, corte a massa em 16 pedaços (para que fiquem do mesmo tamanho, corte a massa ao meio, depois ao meio novamente e assim por diante, até ter os 16 pedaços).
- Coloque os rolls deitados em uma forma untada com um pouco de manteiga. Nós usamos duas formas redondas de 23cm de diâmetro cada uma.
- Leve ao forno e asse de 20 a 25 minutos, até que dourem.
- Para a cobertura:
- Coloque o cream cheese e a manteiga em uma tigela. Com auxílio de uma batedeira misture até que fiquem bem incorporados e obtenha um creme sedoso. Adicione os demais ingredientes e misture bem.
- Coloque a cobertura sobre os rolls, na forma, ou individualmente na hora de servir.
Nós adaptamos um pouco a receita para que ela funcionasse com os ingredientes que temos aqui. Vocês não vão acreditar na diferença da nossa farinha para a farinha americana em relação à absorção de água. Também diminuímos um pouco a canela, mas porque nós preferimos um pouco mais suave - a quantidade original pareceu demais - e ficaram ótimos assim.
Colocamos a cobertura à medida que íamos comendo, já que somos apenas três. Congelamos sem cobertura os que chegaram ao final do dia e para ressuscitá-los, descongelávamos no microondas (20 segundos em potência alta para cada), ou deixávamos descongelar sozinhos (é rapidinho) mas a vantagem do microondas é que já os deixava quentinhos. A cobertura aguentou por uma semana na geladeira, guardada em um recipiente fechado.
Receita de cinnamon roll aprovadíssima.
Parece difícil fazê-los, mas não é. Aqui está um passo a passo fotográfico, começando com a massa pronta para crescer.
A massa iniciando o crescimento
Crescida
e pronta para ser aberta
esperando para receber o recheio
um pouco de manteiga - tem que espalhar bem
com a mistura de canela e já começando a ser enrolada
prontos para ir ao forno!
E na hora de serem devorados
Para fazer a massa, usamos o batedor gancho da nossa KitchenAid.
Tem alguma receita que você gostaria que a gente testasse e postasse aqui no blog? Aceitamos sugestões 😉
Gente, fico honradíssima com a citação e a receita.
Mas confesso que acho que não tenho capacidade para tanto.
Vocês aceitam encomendas da receita pronta também? kkkk
Beijão
Fran @ViagensqueSonhamos
Olá Fran,
Não é tão difícil assim...
Mas podemos pensar em encomendas 😉
Beijos