A nossa amiga Claudia, que escreveu sobre a experiência de hospedagem em Santiago, cumpriu a promessa e hoje vem nos contar como foi passar um dia em Farellones, em um momento especial quando as crianças conhecerem a neve. Vejam como foi!
Ir a Santiago durante o inverno e não subir as cordilheiras é como ir a Roma e não visitar o Vaticano e a Basílica de São Pedro. Passamos a última semana de julho em Santiago e como as crianças (Clarissa 11 anos e Luis Henrique 7 anos) nunca haviam tido a experiência de brincar na neve a questão era escolher o dia e a estação de esqui (parque) que visitaríamos. Decidimos ir na segunda-feira visitar o Parque de Farellones. Segunda-feira porque as dicas lidas indicavam evitar subir as cordilheiras nos finais de semana de alta temporada, quando os santiaguinos sobem para aproveitar a temporada de esqui.
Próximo a Santiago existem: Farellones, El Colorado, La Parva, Valle Nevado. Conversando com uma amiga que havia visitado Farellones na semana anterior a nossa chegada em Santiago ficou claro iríamos para lá. Motivos: Farellones é a primeira estação de esqui da cordilheira, apenas 30 curvas, em torno de uma hora. Além disso, trata-se de um parque com várias atrações para quem não é atleta do esqui, ou melhor ainda, nunca esquiou na vida. A ideia era conhecer a neve e as crianças brincarem.
Decididos, planejamos nosso dia. Saímos do hotel as 5:30 da manhã para ir até a sede da empresa de transporte. Optamos por ir de Van (micro-ônibus) pela Skitotal, uma empresa de transporte e aluguel de roupas e equipamentos para esquiar e outros esportes de neve. Estávamos hospedados no Park Plaza Apartments, na Providência, pegamos o metrô, isso mesmo, fomos de metrô as 05h45min da manhã, nós quatro! Foi tudo muito tranquilo, seguro e rápido. Descemos na estação da Escuela Militar e caminhamos algumas quadras pela Av. Apoquindo, onde fica a sede da SKITOTAL.
Chegamos por volta das 6 hs e já havia duas famílias esperando a loja abrir. Um pouco desorganizado o atendimento, mas demos sorte por termos sido um dos primeiros a chegar. Pagamos o transfer (50.000 pesos para nós quatro ida e volta) o aluguel de calças (7.000 pesos cada) e botas para as crianças (8.000 pesos cada). Rapidamente nós já estávamos prontos. Como não iríamos esquiar não alugamos nenhum equipamento. Tudo acertado, fomos encaminhados para a van cujo destino era Farellones. Aguardamos em torno de uns 40 minutos dentro e saímos amanhecendo o dia. O trajeto até a saída da cidade é tranquilo, no entanto, quando começamos a subir a cordilheira, o nosso filho de 7 anos já na terceira curva (todas as curvas são numeradas e vamos acompanhando a subida) começou a ficar muito nauseado. Na realidade, todos sentem muito o efeito das curvas e da subida. A dica é: vale a pena tomar uma medicação anti-enjoo. Ele passou muito mal, mas quando chegamos a Farellones, que é a primeira estação, e a porta da van abriu, ele pulou para fora e se jogou no primeiro monte de neve que encontrou, felicidade pura!! O trajeto levou em torno de uma hora e 15 minutos e Farellones tem altitude máxima de 2.500m.
Chegamos em Farellones as 9 horas da manhã, exatamente o horário que o parque abre. O horário de fechamento é as 17 hs.
A van seguiu para Valle Nevado e ficou combinado de nos pegar para a volta as 17 hs. O fato de ser segunda-feira foi importante, pois não tinha muito movimento na entrada do parque. Em dias muito procurados, a fila para comprar o ingresso da entrada no parque e das atrações, dizem, pode levar uma hora de espera. Chegamos e, como não havia fila, fomos diretamente para a bilheteria (uma pequena casinha com dois guichês).
O parque é enorme, possui uma vista linda e várias atrações, com destaque para: Silla panorâmica (Teleférico enorme), Tubing splash (Tobogã com boia), Canopy Corto (Tiroleza), e claro, as pistas de esqui e de snowboard, entre outras.
A entrada do parque custou 1000 pesos para cada um, somente o acesso. Cortando o parque todo e fazendo o transporte da parte alta para parte baixa existe um teleférico de cadeira com trajeto longo (Silla Panoramica). O ingresso para Silla custou 8000 pesos. Ele dá direito a uma ida e volta somente.
As crianças e o Mauricio (meu marido) quiseram experimentar o Tubing splash (Tobogã com boia), imperdível! O Tubing e a Silla juntos custaram 16000 pesos. Vale a pena comprar os combos. No momento da compra do Tubing você vai agendar a hora que vai começar a brincar no tobogã (a brincadeira dura uma hora). A dica é chegar cedo e marcar o horário do tubing para o meio da tarde. Não são muitos horários, rapidamente lota e se você chegar ao meio dia em Farellones não vai conseguir brincar nessa atração. Não existe diferença de tarifas para adultos e crianças!
Na entrada do parque existe uma pequena Vila formada por pousadas, algumas casas e restaurantes e cafés. Escolas de esqui alugam equipamento e fornecem instrutores para aulas individuais e em grupos de esqui e snowboard. Também encontramos um banheiro publico.
Entramos no parque com cuidado, mas não precisa muito para cair na neve! Decidimos pegar o teleférico e fomos para parte baixa do parque! Chegar lá, somente com o teleférico! Passa-se por cima das pistas de eski e snowboard. Muito tranquilo o passeio! Dá para fazer fotos lindas!
Na parte baixa, existe muita neve e área para brincar! Bonecos de neve, guerra de bolinhas de neve, escorregador natural de neve, etc. Muita diversão, as crianças adoraram. Encontramos uma pequena pista de esqui para crianças aprenderem a esquiar quando contratam professores.
Existe uma área com mesas e um bar. Paramos e fizemos um piquenique com os lanches que trouxemos de casa. Foi ótimo. Ficamos horas na parte baixa. Voltamos para parte alta próximo da hora marcada para o Tubing.
No Tubing todos recebem um capacete e instruções sobre a segurança da boia. Durante uma hora você pode descer quantas vezes quiser e conseguir. Ao chegar ao final do tobogã, um sistema te puxa para cima, literalmente! Ninguém carrega sua boia, é só enganchá-la no sistema, sentar dentro dela e lomba acima. Perdi as contas de quantas vezes as crianças e o Mauricio desceram no tobogã. Ao final de uma hora, todos exaustos, fomos para um restaurante na entrada do parque lanchar. Muito agradável!! Pedimos pizzas e lanchamos com uma vista indescritível!!!
Ao final do dia ainda caminhamos um pouco na estrada que leva a Valle Nevado admirando a paisagem!! O frio começou a se intensificar e às 17 hs, após o parque ter fechado, pegamos nossa van de volta!! Dessa vez o Luis Henrique tomou o remédio e dormiu toda a descida!!! Chegamos à sede da Skitotal para devolvermos as calças e botas alugadas. Uma fila grande e após um pouco de confusão, voltamos para o nosso hotel de metrô de novo! Muito cansados, mas muito satisfeitos.
Portanto, se você quiser ter uma primeira experiência com a neve, Farellones é a escolha!!
Dicas: roupa apropriada para a neve é indispensável!!! Destacaria a importância de botas e luvas de excelente qualidade!! Leve um lanchinho e água!
Claudia, adoramos o teu relato! Obrigada!
Ficamos com vontade de ir a Farellones também. Ano passado fomos ao Valle Nevado na temporada de inverno, contamos aqui como foi nossa visita.
Para todos os posts do Chile clique aqui.
Planejando uma viagem?
Depois de escolher o destino, achamos que o mais importante é saber onde ficar. Usamos o Booking para comparar preços de hotéis e fazer reservas em todas as nossas viagens. E eles garantem o menor preço!
Para alugar carro nós usamos a Rentcars.com para encontrar os melhores preços e opções com todos os seguros e taxas já incluídas. E o pagamento é feito em reais, sem IOF e pode ser feito de forma parcelada no cartão ou com desconto no boleto.
Este post contêm links de afiliados. Ao adquirir um serviço ou realizar uma hospedagem reservada por estes links, receberemos uma pequena comissão, sem que isso custe um centavo a mais para você.
Deixe um comentário