Esse pudim de panetone é bem diferente dos pudins que conhecemos aqui no Brasil. Depois de pronto ele fica um creme aveludado que envolve os pedaços de panetone absurdamente macios. Esta receita é uma variação do Bread Pudding, que, como já falamos, é diferente do Pudim de Pão que conhecemos por aqui.
Vem chegando o fim de ano e os panetones começar a aparecer no supermercado. O planejamento da ceia de Natal (e ano novo) começa e também aquela dúvida do que fazer com os panetones que ganhamos. Uma opção muito gostosa é esse pudim de panetone.
A primeira vez que comemos um bread pudding foi em um restaurante, em Montecito, ao lado de Santa Barbara, na Califórnia - e gostei muito!
Um tempo depois compramos um livro que tinha uma receita de croissant pudding (The Barefoot Contessa, da Ina Garten). Durante muito tempo foi a receita das sobremesas das comemorações de fim de ano. Servida com um sorvete então, uma delícia.
E um dia substituímos o croissant e as passas por panettone!
Há muitas receitas de pudim de panetone por aí, mas esta fica sensacional. Leve, aveludada e com um aroma incrível!
Mais receitas com panetone
Rabanada de Panetone
Sorvete de Panetone
- 6 fatias de panettone
- 1 ovo
- 4 gemas
- 300g de nata (ou creme de leite sem soro)
- 1 xícara de leite
- 1½ xícara de açúcar
- 1½ colher de chá de extrato de baunilha
- açúcar de confeiteiro ou sorvete (para servir - opcional)
- .
- água fervente
- papel alumínio
- Pré-aqueça o forno a 180º (forno médio-baixo)
- Coloque uma chaleira com água para ferver.
- Rasgue as fatias de panettone em pedaços, com as mãos, e distribua em seis cumbuquinhas que possam ir ao forno (ou em uma travessa média)
- Misture todos os demais ingredientes em uma tigela e distribua igualmente entre as 6 cumbuquinhas - o líquido deverá cobrir o panettone.
- Se o panettone subir, empurre para baixo com uma colher para que fique ensopado.
- Coloque as cumbuquinhas (ou a travessa) em uma forma maior e coloque cerca de 2cm de água fervente na forma (cuide para não entrar água nas cumbucas)
- Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno por 45 minutos.
- Ao fim deste tempo, retire o papel alumínio e deixe mais uns 10 minutos (ou o tempo necessário) para dourar a superfície dos pudins.
- Deixe esfriar e sirva morno, polvilhado com açúcar de confeiteiro ou com sorvete de creme/baunilha.
Os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias nele publicadas, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita, veja como clicando em mais informações.
Aqui em casa panetone não é uma unanimidade. Já tivemos solicitação da pequena para comprarmos um chocotone e experimentar fazer esta receita com chocotone em vez de panetone, pois ela não gosta das frutas cristalizadas. Mas ainda não experimentamos. Se você fizer com um chocotone, volta aqui e conta como ficou!
Seja como for, esta receita de pudim de panetone não é difícil e o resultado é surpreendente (além de ser uma forma de usar os panetones que ganhamos nesta época de natal e fim de ano) 🙂
O que acham?
Quer mais receitas como essa? Dá uma olhada nos arquivos aqui do blog, ou no nosso livro 50 Clássicos Americanos. São 50 receitas americanas clássicas testadas e aprovadas para serem feitas com os ingredientes que temos aqui no Brasil.
Para salvar no Pinterest
Deixe um comentário