Quando estávamos planejando nossa viagem para Estocolmo, um dos programas obrigatórios era comer as famosas Almôndegas Suecas e para ter certeza que saberíamos copiar a receita em casa, comemos não só uma vez, mas três!
A primeira foi em uma das bancas do Östermalms Saluhall, um mercado de comidas em Estocolmo. Assim como o pessoal do Andarilhos do Mundo, também escolhemos as da Husman Deli e comemos ali, sentados no balcão.
A segunda foi parte de um banquete. Isso mesmo. Metemos o pé na jaca (gastronomicamente e financeiramente) em um smörgåsbord (um buffet de pratos típicos suecos, como peixes marinados e defumados, frios, queijos, saladas, pratos quentes e sobremesas), no restaurante The Verandah do Grand Hôtel. Quando vimos a dica da Luciana Misura tivemos certeza de que iríamos lá. Foi a extravagância da viagem toda - e valeu a pena, muito 🙂 Clique aqui para ver a experiência completa.
A terceira foi em Copenhague. É, almôndega sueca na Dinamarca, mas a gente explica: foi na IKEA, que é sueca. Nós não poderíamos perder a oportunidade de visitar uma loja da IKEA em plena Escandinávia e muito menos deixar de comer as famosas almôndegas suecas deles.
Quando procuramos uma receita, vimos que há inúmeras variações e que cada sueco diz que a melhor almôndega é a que a sua mãe faz. Nós pegamos duas receitas que mais gostamos e criamos a nossa - que ficou tão boa quanto a do Östermalms Saluhall, a nossa favorita.
Mas o que faz das almôndegas suecas serem tão especiais? Bem, elas são temperadas com cardamomo e noz-moscada e servidas com um molho velouté de carne, purê de batatas, picles sueco e geleia de lingonberry (uma frutinha daquelas bandas).
Bem, chega de falação e vamos ao que interessa: a receita de almôndegas suecas.
Mais receitas suecas
Batatas Suecas
Picles Suecos
Kanelbullar: pãezinhos doces com cardamomo e canela
- Para as almôndegas:
- 3 fatias de pão sem casca
- ½ xícara de leite
- ½ cebola bem picada
- 1 colher de sopa de manteiga
- 225g de carne de porco moída
- 450g de carne de gado moída
- 1 ovo
- ⅛ de colher de chá de pimenta moída
- 1/16 de colher de chá de noz-moscada moída
- 1/16 de colher de chá de cardamomo moído
- 2 colheres de chá de sal
- óleo vegetal para fritar
- .
- Para o molho:
- 40g de manteiga
- ⅙ de xícara de farinha de trigo
- 500 ml de água
- 1 cubos de caldo de carne
- ½ + ¼ colher de chá de molho inglês
- ⅛ de xícara de creme de leite
- ½ colher de chá de vinagre de maçã (ou de vinho branco ou de arroz)
- ¼ colher de chá de sal
- Para as almôndegas:
- Rasgue as fatias de pão e coloque-as em uma tigela rasa, cobrindo com o leite. Deixe descansar.
- Derreta a manteiga em uma frigideira e adicione metade da cebola bem picada. Deixe fritar até ficar translúcida (uns 2 a 3 minutos), tire do fogo e reserve.
- Em uma tigela bem grande (ou forma) coloque a mistura de pão e leite, a cebola frita e todos os outros ingredientes das almôndegas e misture bem, com as mãos mesmo. Depois de bem misturado, faça bolinhas do tamanho de uma moeda de 1 Real aproximadamente.
- Em uma frigideira grande, coloque uma quantidade de óleo suficiente para que metade de cada almôndega fique submersa. Leve ao fogo e, quando quente, frite as almôndegas. Não coloque muitas na frigideira, para facilitar virá-las. Quando estiverem douradas de um lado, vire-as.
- Retire do óleo e reserve.
- Para o molho:
- Desmanche os caldos de carne na água.
- Em uma panela média derreta a manteiga e adicione a farinha. Sempre mexendo, cozinhe esta mistura até que fique um marrom claro (cor de café com leite).
- Adicione a água com os caldos de carne desmanchados. Deixe levantar fervura e mexa de vez em quando. Adicione o molho inglês e o creme de leite. Misture bem.
- Acrescente o vinagre e o sal.
- Quando ferver novamente adicione as almôndegas e deixe em fogo baixo por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, mas com cuidado para não quebrar as almôndegas.
- Sirva com purê de batata.
Não deixe de incluir os pepinos (receita aqui) e a geleia. A geleia de lingonberry é mais difícil de repetir a receita, pois não temos a frutinha, por isso pensamos em substitutos, que podem ser uma geleia de cranberry ou uma cranberry sauce (receita aqui).
Veja mais receitas de viagem aqui.
Pensando em fazer algo diferente na cozinha? Faz essa receita. Você vai ver que não é só o design sueco que é bacana!
Marcie
Morri de alegria e felicidade: eu adoro swedish meatballs. Vou convocar a Julie pra fazer pra mim! 😉
Malas e Panelas
Depois vem nos contar como ficaram! Beijos
Alexandra Souto
Vocês são maravilhosos. Parabéns pelo prato.
danipolis
Que delícia!!! Parace estar ótimo, deu água na boca!
Queroooo
Malas e Panelas
🙂
gleiber
Oi Andrea! Obrigado por nos indicar aí no seu post! Me deu uma saudade dessas almôndegas. Gente, como algo tão simples pode ser tão bom? Eu até hoje ainda me pergunto... Abraços.
Malas e Panelas
Obrigado a vocês pelas dicas 🙂
Pois é, são muito boas mesmo - e são até divertidas de se fazer!
Abraços
Samila
Não tinha uma medida mais fácil? 1/16 de colher de chá???
Malas e Panelas
Olá Samila
Pois é, não é uma medida convencional, mas ela garante que o resultado possa ser reproduzido! Poderíamos colocar duas pitadas, ou três, mas aí vai depender do tamanho de cada dedo 🙂 e como são temperos fortes, pode influenciar no resultado.
Abraços
Regina
Eu gosto de ervilhas pra acompanhar
Malas e Panelas
Que interessante Regina!
A gente sempre acaba fazendo com purê ou com as batatas suecas.
Abraços
Renata
Vcs estão de sacanagem né?! 1/2 + 1/4? 1/16? 1/8? Só pode ser zoação... não é possível!
Malas e Panelas
Renata.
Não é sacanagem!
Como queremos sabores sutis, são essas as quantidades mesmo. Colocar em gramas seria impossível, pois precisaríamos de uma balança com medidas muito exatas (e pequenas). A nossa balança só pesa de 1 em 1 grama.
E em pitadas? O tamanho do dedo ou a subjetividade interfere!! Por isso esses valores, para que sejam medidas exatas, assim a receita ficará sempre igual.
Abraços
Marcos
Essas são as famosas lihapulat? eu faço sempre aqui em casa e ficam deliciosas, as pitadas é só ema questão de pratica e adaptaçao ao paladar de cada um, o cardamomo é um tempero excelente, mas tem q ter muito cuidado, tem personalidade forte e junto a noz moscada, pode roubar o sabor de todo prato
Malas e Panelas
Olá Marcos
Pelo que pesquisei essa que mencionou são finlandesas....
Sim, nos moscada e cardamomo são temperos maravilhosos, mas com cautela na quantidade 😉