Croissant feito em casa parece coisa de outro mundo, ou pelo menos, que se precisa ter um certificado de padeiro e experiência na França, mas não! Fazer croissant em casa é bem mais fácil do que parece, especialmente se você tiver disposição. Essa receita de croissant demanda um pouco de envolvimento, mas garantimos que vai valer a pena! E tem até um passo a passo com fotos, para você tirar de letra!
A primeira vez que tentamos fazer croissant (tem quem escreve croassan, croassam, croaçã, croaçãn e até croaçam, mas o certo é croissant mesmo!) em casa, foi pra ver se a gente conseguia reproduzir os que comemos em Paris. Seguimos uma receita de croissant francesa, mas claro que o resultado não ficou igual, afinal a farinha e a manteiga são diferentes, mas mesmo assim ficaram deliciosos (embora bem feinhos) 🙂
Mas na segunda vez já sabíamos o que fazer e ficaram muito melhores – inclusive a apresentação. Por isso postamos essa receita de croissant com passo a passo super detalhado para que vocês não partam do zero, mas já sabendo o que seguir para fazer croissant em casa.
Outra coisa, como falamos, a receita é demorada, mas o tempo de envolvimento não é muito grande. A receita de croissant original que nós seguimos demorava três dias para ficar pronta e nós não gostamos do resultado (o gosto da fermentação era muito forte), por isso fomos testando e simplificamos o processo para começar em um dia e ter croissants fresquinhos pela manhã do dia seguinte.
Dicas e como fazer croissant em casa
- organize-se para fazer essa receita em um dia que passará a tarde em casa, já que a massa deve descansar várias vezes.
- use manteiga – não pode usar margarina!
- se o dia estiver muito quente, tente não demorar muito para trabalhar com a manteiga ou com a massa já com manteiga – se ela derreter vai ficar mais complicado de abrir a massa.
- não tem problema se a massa ficar mais tempo na geladeira, porém o gosto da fermentação ficará mais forte. Você pode mudar os horários sugeridos para começar a receita à noite (dia 1) e fazer a primeira dobra. Na manhã seguinte (dia 2) faz a segunda dobra, à tarde (dia 2) a terceira e na manhã seguinte (dia 3) modele os croissants para assá-los na tarde (dia 3).
Outras receitas de pães
Pão Artesanal
Pão de Hambúrguer
NY Deli Rye
Pão de Canela e Passas
Tortillas Mexicanas
Para assar os croissants pela manhã, recomendamos começar a fazer a receita no início da tarde do dia anterior.
Vamos ao passo a passo então - como fazer croissant em casa
Misture os ingredientes da esponja em uma tigela e deixe descansando
Até dobrar de volume e ficar esponjoso
Adicione os ingredientes da massa (mais a esponja) em uma tigela grande
E misture até obter uma massa lisa
Enquanto a massa descansa, incorpore parte da farinha na manteiga
Cuidando para a manteiga não derreter nem grudar
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada
E abra até obter um retângulo de aproximadamente 30cmx45cm
Coloque a manteiga em ⅔ da parte superior da massa aberta (deixando uns 2cm na borda) e depois dobre o ⅓ inferior sobre o ⅓ médio (seta 1 na imagem abaixo) e depois o ⅓ superior sobre o ⅓ médio (seta 2 na imagem abaixo), fazendo um envelope.
Coloque em um prato ou forma, cubra com plástico e deixe 1h30m na geladeira. Depois desse tempo, abra novamente a massa e dobre como indicado mais uma vez.
De novo, coloque a massa dobrada em um prato ou forma, cubra com plástico e deixe mais 1h30m na geladeira. Depois desse tempo, abra mais uma vez a massa e dobre como indicado, de novo!
Agora deixe apenas 30 minutos na geladeira.
Depois desses 30 minutos, abra a massa em um retângulo de 30cmx45cm mais ou menos ou em um círculo e corte os croissants como mostramos nas fotos abaixo.
Molde os croissants enrolando cada pedaço a partir da parte mais larga e coloque-os em uma forma (forrada com papel manteiga)
Feche a forma com um saco plástico e deixe na geladeira de noite até a manhã do outro dia
Na manhã seguinte, tire os croissants da geladeira e ligue o forno a 200º. Deixe eles descansando por 20 minutos fora do forno
Pincele com leite e leve ao forno por 20 minutos ou até ficarem dourados
Deixe descansando 20 minutos antes de comer - se você conseguir resistir!
Croissants
Ingredientes
Esponja
- ¼ xícara de leite morno
- 2 colheres de chá de fermento biológico seco
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
Massa
- ¾ xícara de leite morno
- 2 ⅛ xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
Montagem
- 170 g de manteiga sem sal
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
Para pincelar
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de leite
Modo de Preparo
Esponja
- Em uma tigela misture o fermento, as 2 colheres de farinha e ¼ de xícara de leite morno.
- Deixe descansar por uns 20 minutos, até crescer e ficar esponjosa.
Massa
- Em outra tigela (grande) coloque os demais ingredientes da massa e junte a mistura de fermento (esponja).
- Para misturar a massa você pode usar uma batedeira com o batedor gancho, ou o ciclo amassar da máquina de fazer pão, ou, ainda, na falta de equipamentos, mexer com uma colher no início e depois à mão até obter uma massa lisa. Se a massa estiver muito pegajosa pode acrescentar mais um pouco de farinha (uma colher de sopa por vez).
- Deixe a massa descansando até dobrar de volume (de uma a duas horas, dependendo da temperatura)
Montagem
- Enquanto a massa cresce, pegue a manteiga gelada, coloque em um prato grande em uma superfície de trabalho (bancada ou mesa) e sobre ela as duas colheres de farinha. Com a palma da mão vá apertando a farinha na manteiga, cuidando para não derreter e não grudar na mesa, por isso vá virando ela e evitando ficar com ela na mão, abrindo até obter um retângulo de aproximadamente 20cmx30cm.
- Abra a massa em uma superfície enfarinhada até obter um retângulo de 30cmx45cm mais ou menos.
- Sobre ⅔ superiores da massa coloque a manteiga e dobre ⅓ da parte inferior sobre o ⅓ médio e depois o ⅓ superior para baixo, fazendo um envelope.
- Com cuidado abra a massa até ficar novamente com um tamanho de aproximadamente 30cmx45cm e repita a dobragem (terço superior sobre o meio e o terço inferior sobre o superior) fazendo um envelope.
- Coloque em um prato (ou forma), cubra com saco ou filme plástico e deixe na geladeira por 1h30m.
- Depois desse tempo, abra novamente a massa como no passo anterior, dobre e leve mais uma vez à geladeira (mais 1h30m).
- Repita os passos 4 e 5 mais uma vez (abrir a massa e dobrar) e leve a massa novamente para a geladeira, mas agora apenas 30 minutos.
- Depois desses 30 minutos, abra a massa mais uma vez, em um retângulo de 30cmx45cm ou um círculo (nós achamos que abrir em retângulo é mais fácil)
- Se abrir em retângulo, usando um cortador de pizza (ou faca) corte a massa ao meio e depois em pedaços na diagonal (para obter de 10 a 12 pedaços). Se abrir em círculo, vá cortando ao meio (como uma pizza) até obter 12 pedaços.
- Forre duas formas com papel manteiga.
- Enrole os croissants começando pelo lado mais largo e coloque-os em na forma com a ponta para baixo.
- Cubra a forma com um saco ou filme plástico e deixe na geladeira até a manhã seguinte.
- Pela manhã retire os croissants da geladeira e ligue o forno (200º)
- Depois de 20 minutos bata o ovo e 1 colher de sopa de leite em uma tigela e pincele os croissants com essa mistura.
- Coloque-os no forno para assar por 20 minutos (ou até ficarem dourados).
- Retire do forno e deixe descansando 20 minutos (se você conseguir resistir à tentação de comê-los quentinhos).
Comments
No Comments