Na nossa última viagem comemos um sorvete de Butter Pecan (sorvete de nozes) na sorveteria Leopold's em Savannah na Georgia que nos deu tristeza quando terminou, de tão bom que estava.
O sorvete de baunilha tinha pedaços de nozes amanteigadas por todos os lados. Era impossível pegar uma colherada sem um monte daquelas nozes deliciosas.
Voltamos para casa e essa foi uma das primeiras receitas de viagem que resolvemos fazer!
Usamos a nossa base de sorvete de baunilha - que é uma delícia - e acrescentamos as nozes amanteigadas. Ficou tão bom quanto o do Leopold's. Servimos em uma janta que fizemos para alguns amigos e eles disseram que estava muito melhor que o da Häagen-Dazs 🙂
Como sempre, o segredo para o sucesso de qualquer receita é usar ingredientes de qualidade - e isso não quer necessariamente dizer mais caros. A baunilha nós trouxemos de viagem (passear por supermercados no exterior é um prazer para nós) e usamos extrato puro de baunilha. As nozes foram compradas aqui mesmo - e tem que ser pecãs, não dá para usar nozes chilenas, senão o sabor não vai ficar o mesmo - e são bem diferentes!
Para fazer esta receita, você precisará de uma batedeira e uma sorveteira.
Mais receitas de sorvete
Sorvete de Baunilha: sabor clássico e irresistível
Sorvete de Doce de Leite
Sorvete de Morango Cremoso
- 4 gemas
- ¾ de xícara de açúcar
- 2 xícaras de leite
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 colher (sopa) de pasta de baunilha (ou uma colher de chá de extrato de baunilha ou uma fava de baunilha)
- 1 xícara de creme de leite fresco
- ⅔ de xícara de nozes pecãs picadas
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- Misture as gemas e o açúcar em uma tigela e bata com uma batedeira até que fique bem cremoso e pálido. Reserve.
- Coloque 1 xícara de leite, o extrato de baunilha e a pasta de baunilha (ou a fava ou mais uma colher de chá de extrato) em uma panela média e deixe ferver em fogo médio.
- Quando ferver, acrescente ⅓ deste leite à mistura de ovos e açúcar, misturando bem, depois coloque esta mistura com o restante do leite na panela e, sobre fogo baixo, vá mexendo até engrossar - é importante mexer sempre - quando começar a ferver, retire do fogo.
- Acrescente a outra xícara de leite e o creme de leite fresco.
- Misture bem e deixe gelar.
- Enquanto isso, em uma frigideira derreta a manteiga sobre fogo baixo e acrescente as nozes. Deixe "fritando" por um minuto e acrescente o açúcar mascavo.
- Mexa bem até que o açúcar desmanche e cubra todas as nozes.
- Retire do fogo e coloque as nozes para gelar.
- Retire a fava de baunilha (se usar) da massa do sorvete e bata-o em uma sorveteira.
- Quando o sorvete estiver no ponto, acrescente as nozes e misture-as bem no sorvete.
- Deixe no freezer por duas horas antes de servir - ou sirva imediatamente para um sorvete mais mole.
Se você não tiver uma sorveteira, pode fazer o sorvete assim: leve a massa do sorvete ao freezer em uma tigela grande. Quando tiver congelado uns dois centímetros na borda, bata na batedeira para misturar tudo e leve novamente ao freezer. Repita este processo até que o sorvete ganhe consistência.
Mas nós recomendamos mesmo comprar uma sorveteira. Vale o investimento!!
Os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias nele publicadas, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita, veja como clicando em mais informações.
Para salvar no Pinterest
Mariana Lima
Oii..
Estou apaixonada nessa receita ja tem um tempo! Quero muito fazer mas na minha cidade não acho a pecan, fica ruim utilizar as nozes normais ou amendoas?
bjs.
Malas e Panelas
Oi Mariana
Você poderá usar as nozes normais ou amêndoas, mas o sabor não ficará igual a usar as pecans. Ainda vai ficar uma delícia, mas sem o gostinho característico dessas nozes. Você não consegue comprar online?
Abraços
Mariana
Entendi!
Vou tentar fazer com as nozes normais pra testar, e tb pq não vou aguentar esperar... rsrss....
Mas não vou desistir de achar as pecans, e repetirei a receita assim que der!!!
Amo sorvetes caseiros, depois que fiz o primeiro não consigo mais comprar industrializados, e sempre procuro novas receitas.
Adorei o blog!
Bjs!!
Malas e Panelas
Obrigado Mariana
Depois conta como ficou.
Sorvete feito em casa é outra coisa mesmo!
Abraços
Susana Rapallo
Oi Andrea,
Fiz sua receita à risca, mas acrescentando uma colher de café de cravo moído, para dar uma quebrada no doce. Usei a sorveteira e ficou maravilhoso!
Malas e Panelas
Hmmm, interessante!