Que tal substituir a rabanada tradicional por uma rabanada de panetone? Vai ficar muito mais gostosa, pode ter certeza - a não ser que você não goste muito de panetone!
Desde que a Isabella tinha uns dois anos, nossas comemorações de Natal passaram a ser diferentes. Sem ceia no dia 24, sem peru e sem passar o dia na cozinha. Passamos quase todo dia 24 só nós três, brincando e tomando banho de piscina. A comemoração em família é com um almoço no dia 25.
Pra não dizer que não fazemos nada, no dia 24 damos início à preparação do almoço do Dia de Natal, recheando um lombo suíno ou preparando um filé e deixando marinar. A janta geralmente é um lanche e pelas 10 da noite já estamos na cama esperando Papai Noel deixar os presentes na árvore.
Então chega o dia de Natal, de comemorar em família, com comilança, mas sem trabalheira na cozinha (é só colocar o lombo ou filé e alguns acompanhamentos no forno).
Depois de abrirmos os presentes as barrigas já roncam de fome.
No café da manhã adoramos comer rabanada de panetone (ou de pão de canela e passas, pois não são todos aqui em casa que gostam de panetone).
A receita parece complicada, mas é quase tão fácil e rápida quanto fazer um sanduíche de presunto e queijo tostado.
Querem ver?
- 2 ovos
- ½ xícara de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3 colheres de açúcar mascavo
- 1 pitada de sal
- 4 fatias de panettone (ou pão de canela e passas)
- 1 colher de sopa de manteiga
- açúcar de confeiteiro para servir
- Em uma tigela misture os ovos, leite, sal, açúcar mascavo e baunilha.
- Transfira esta mistura para uma forma rasa.
- Derreta a manteiga em uma frigideira em fogo médio. Coloque uma fatia de panettone na mistura de ovos, vire e deixe absorver um pouco, então frite-a até que fique dourada e então vire (uns 2 minutos cada lado).
- Repita com as outras fatias.
- Para servir, polvilhe com um pouco de açúcar de confeiteiro.
Os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias nele publicadas, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita, veja como clicando em mais informações.
E ainda por cima é uma ótima maneira de usar todos os panetones que ganhamos nesta época e levar o clima natalino para as férias, uma vez que muitas vezes ficamos sem saber o que fazer com os panettones depois que passa o Natal!
Outras receitas com panetone são o Pudim de Panetone e o Sorvete de Panetone.
FELIZ NATAL PARA TODOS!
Post publicado originalmente em 12/2012 e atualizado em 11/2019.
Kelvia Bandeira
Incrível!!!!!