Quer saber como fazer um peru de natal delicioso e muito suculento? Aqui tem muitas dicas fáceis de executar e que vão garantir elogios que vão durar até o Natal do ano que vem - pois é quando você vai repetir essa receita. Isso se não decidir fazer antes!
* Post publicado novembro de 2016 e atualizado em dezembro de 2020 com mais informações práticas.
Mesmo depois de casados, passávamos o Natal na casa de nossos pais ou tios e assim nunca tivemos que nos preocupar com o cardápio. Mas no Natal em que a Isabella ainda estava na barriga, decidimos que seria hora de começarmos a reunir a família na nossa casa, então, tivemos que começar a pensar no que servir e é claro que seria um peru de natal delicioso!
Vá direto para:
- Porquê o peru fica seco?
- Os truques básicos para o Peru de Natal suculento e perfeito:
- Como fazer o recheio para o peru de natal
- Como preparar o peru de natal suculento
- Como fazer para temperar o peru de natal
- Como assar um peru para deixá-lo suculento
- Como saber quando o peru está assado?
- Molho para acompanhar o peru (gravy)
- Como enfeitar um peru para servir no natal
- Receita de Peru de Natal perfeito e suculento
- Comentários
Porquê o peru fica seco?
Quando decidimos fazer o tradicional peru, as reações dos familiares ao saberem qual seria o prato principal foram quase unânimes: "Peru, fica muito seco". Pensando bem, no modo tradicional como normalmente é feito, não tem como não ficar. O coitado assava por horas, sem ser regado e, ainda por cima, recheado de farofa, ou seja, era submetido a eficientes métodos de secagem externa e interna!
Fomos para a internet procurar uma receita que nos daria o peru perfeito. E a encontramos no site da Martha Stewart. A rainha do lar americana sabe das coisas, afinal de contas o peru é o prato tradicionalíssimo do Thanksgiving, e, se ela dizia que aquela era a receita para um peru delicioso e suculento, quem éramos nós, assadores de primeira viagem, para discordar?
Os truques básicos para o Peru de Natal suculento e perfeito:
- Regue o peru de tempo em tempo para que não resseque por fora (fazemos isso a cada quinze ou vinte minutos) com uma mistura simples: vinho branco e manteiga;
- Cubra o astro da refeição com um pano embebido nessa mistura e assá-lo assim, coberto, evitando que o peito resseque;
- Recheie com um stuffing (recheio) que não retire umidade interna, mas pelo contrário, forneça líquido para que fique ainda mais suculento - não usamos farofa para o peru de natal, pois a farofa faz com que o peru fique seco;
- Retire do forno um pouco antes de servir, para que os sucos internos se acomodem.
Além disso, a combinação de sabores do recheio e o molho que é feito para ser servido como acompanhamento (gravy) são imbatíveis!
Então, para ter aquele peru douradinho, suculento e perfeito, basta seguir a receita, que nós adaptamos um pouco. Parece complicada, mas não é muito difícil e vale cada minuto gasto na cozinha. Essa história de colocar o peru no forno e retirá-lo na hora de servir é coisa de propaganda - ou de quem não gosta de receber elogios!
Ao final estão todas as receitas para você fazer um peru de natal perfeito: o recheio, como assar o peru (com os truques que falamos antes) e o molho para servir (gravy) que é opcional, mas complementa muito bem o sabor do peru e deixa-o ainda mais suculento!
Antes de ir para a cozinha, recomendamos ler a receita completa uma vez, para não se atrapalhar na hora. Parece muita coisa, mas não é.
A receita, com ingredientes e instruções detalhadas está no fim do post. Clique aqui para ir direto a ela.
Como fazer o recheio para o peru de natal
Pique os ingredientes (se ainda não tiver feito), derreta a manteiga e acrescente as cebolas e o aipo. Quando a cebola estiver translúcida (7 a 10 minutos) acrescente a sálvia e cozinhe mais uns 2 minutos. Retire do fogo, acrescente os demais ingredientes e misture bem. Reserve.
Como preparar o peru de natal suculento
Retire os miúdos do peru, remova o dispositivo que indica estar assado, lave o peru e seque o máximo possível. Coloque-o com o peito para cima e com ajuda de uma colher preencha a cavidade onde estavam os miúdos com o recheio, mas de forma que não fique muito compactado. Termine com uma fatia de pão e feche a abertura com palitos longos (nós usamos aqueles de espetinho). Amarre as pernas do peru sobre a abertura com barbante ou linha. Coloque a ponta das asas sob as costas do peru (empurre a ponta da asa para frente até que se encaixe embaixo do peru).
O recheio que sobrou deverá ser colocado em uma assadeira e reservado. receitadeperumalasepanelas
Como fazer para temperar o peru de natal
Mergulhe o pano na mistura de vinho e manteiga e coloque-o, dobrado ao meio, sobre o peru de maneira a cobrir do peito até as coxas. Quando estiver assando, a cada vinte minutos, regue o pano com um pouco da mistura de manteiga e vinho.
Como assar um peru para deixá-lo suculento
Coloque o peru em uma assadeira com grelha (se não tiver a grelha, sem problema, mas ela evitará que o peru fique em contato com o fundo da assadeira e o líquido resultante do cozimento) e asse em forno médio por 3 a 4 horas (dependerá do tamanho do peru - a regra é uma hora para cada quilo, então se o peru tem 4 quilos, serão 4 horas de forno). receitadeperumalasepanelas
A cada vinte minutos regue o peru, inclusive o pano que cobre o peito, com a mistura de vinho e manteiga e vire a assadeira no forno (se o peito estava em direção ao fundo, fazer com que fique em direção à porta do forno). Também é possível colocar um pano sobre a ponta das coxas, para que não ressequem demais e fique com aparência feia.
Quando faltar meia hora para que o peru fique pronto, retire o pano e retorne o peru ao forno para que doure.
Coloque nesse momento o restante do recheio (que havia sobrado e foi reservado) para assar (em uma assadeira a parte).
Como saber quando o peru está assado?
Quando espetar a parte mais grossa da coxa e sair um líquido transparente!
Molho para acompanhar o peru (gravy)
Enquanto o peru estiver no forno (nós fazemos logo após colocá-lo para assar), derreta 2 colheres se sopa de manteiga e acrescente a cebola, o aipo e o alho poró. Cozinhe por 5 minutos. Acrescente as folhas de louro, o pescoço, o coração a moela e a água e cozinhe em fogo médio até que a quantidade de líquido reduza à metade (45 minutos aproximadamente). O fígado deverá ser cozido separadamente, caso contrário o molho ficará amargo. Derreta 1 colher de sopa de manteiga e acrescente o fígado picado. Cozinhe até que fique dourado e não saia mais líquido vermelho. Reserve. Quando a quantidade de líquido do molho tiver reduzida à metade, retire do fogo, misture o fígado e coe apertando os sólidos contra a parede do coador de forma a retirar a maior quantidade de líquido possível. Reserve o líquido obtido para fazer o gravy.
Do molho de servir (gravy):
Depois de retirar o peru da forma, coloque a forma em fogo médio em uma boca do fogão e raspe bem o fundo com uma colher de pau para soltar todos os pedacinhos que ficaram grudados. Descarte o máximo possível de gordura, coe e junte ao líquido restante ao molho de miúdos preparado anteriormente. Ferva por uns 10 minutos e acrescente o amido de milho dissolvido em um pouco de água para que o molho fique espesso.
Muitos passos, mas a receita não é difícil 😉
Como enfeitar um peru para servir no natal
Para ficar bonito, decoramos com ramos de sálvia, ou com folhas de aipo e uvas, como na foto.
Alguém reclamou que o peru ficou seco? Não! Em todos os natais seguintes foi demandada a repetição dessa receita.
Clique aqui para voltar ao início.
Receita de Peru de Natal perfeito e suculento
Ingredientes
Para o Peru
- 1 peru de 3 a 4kg dê preferência aos que não sejam temperados
- 1 garrafa de vinho branco seco não precisa ser de excelente qualidade
- 200 g de manteiga sem sal, se o peru for temperado
- 2 fatias de pão as pontas do pão
- 1 pano de prato limpo saco de algodão, sem tingimento, que possa ser descartado
Para o recheio do peru
- 3 colheres de sopa de manteiga aproximadamente 50g
- 2 cebolas picadas
- 8 talos de aipo sem folhas picados
- 5 folhas grandes de sálvia de preferência fresca picadas
- 1 pão de sanduíche dormido com casca, picado (cortamos cada fatia em 8)
- ½ xícara de nozes pecã picadas
- ½ xícara de passas brancas ou pretas
- 3 xícaras de caldo de galinha 2 cubos dissolvidos em 3 xícaras de água
- 2 colheres de chá de pimenta preta moída
Para o molho de miúdos
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola picada em pedaços grandes
- 1 talo de aipo com folhas picado grande (1cm aproximadamente)
- 1 alho poró picado grande (1 cm aproximadamente)
- 2 folhas de louro
- miúdos do peru pescoço, coração, moela e fígado sem pele e gorduras
- 4 xícaras de água
Para o molho de servir - gravy
- 1 colher de sopa de amido de milho
- molho de miúdos
- o que restou na assadeira após o peru ser retirado do forno
Modo de Preparo
Preparo do recheio:
- Derreta a manteiga em uma frigideira grande e acrescente as cebolas e o aipo.
- Quando a cebola estiver translúcida (7 a 10 minutos) acrescente a sálvia e cozinhe mais uns 2 minutos.
- Retire do fogo, acrescente os demais ingredientes e misture bem.
- Reserve.
Preparo do peru:
- Em uma panela média derreta a manteiga e acrescente o vinho. Misture bem e reserve.
- Retire os miúdos do peru, remova o dispositivo que indica estar assado (se tiver), lave o peru e seque o máximo possível.
- Coloque-o com o peito para cima e com ajuda de uma colher preencha a cavidade onde estavam os miúdos com o recheio, mas de forma que não fique muito compactado.
- O recheio que sobrou deverá ser colocado em uma assadeira e reservado.
- Termine de rechear o peru com uma fatia de pão (como se fosse uma tampa) e feche a abertura com palitos longos (nós usamos aqueles de espetinho). Amarre as pernas do peru sobre a abertura com barbante ou linha. Coloque a ponta das asas sob as costas do peru (empurre a ponta da asa para frente até que se encaixe embaixo do peru).
- Mergulhe o pano na mistura de vinho e manteiga e coloque-o, dobrado ao meio sobre o peru de maneira a cobrir do peito até as coxas.
- Coloque o peru em uma assadeira com grelha (se não tiver a grelha, sem problema, mas ela evitará que o peru fique em contato com o fundo da assadeira e o líquido resultante do cozimento), regue com a mistura de manteiga e vinho e asse em forno médio por 3 a 4 horas (dependerá do tamanho).
- A cada vinte minutos regue o pano que cobre o peru com a mistura de vinho e manteiga e vire a assadeira no forno (se o peito estava em direção ao fundo, fazer com que fique em direção à porta do forno). Também é possível colocar um pano sobre a ponta das coxas, para que não ressequem demais e fique com aparência feia.
- Quando faltar meia hora para que o peru fique pronto, retire o pano e retorne o peru ao forno para que doure.
- Como saber se está pronto? Quando espetar a parte mais grossa da coxa e sair um líquido transparente.
- Coloque o restante do recheio para assar.
- Transferira o peru para o prato em que irá à mesa e faça o gravy.
Preparo do molho de miúdos:
- Enquanto o peru estiver no forno (nós fazemos logo após colocá-lo para assar), derreta 2 colheres se sopa de manteiga e acrescente a cebola, o aipo e o alho poró e cozinhe por 5 minutos.
- Acrescente as folhas de louro, o pescoço, o coração a moela e a água e cozinhe em fogo médio até que a quantidade de líquido reduza à metade (45 minutos aproximadamente).
- O fígado deverá ser cozido separadamente, caso contrário o molho ficará amargo. Para isso derreta 1 colher de sopa de manteiga e acrescente o fígado picado. Cozinhe até que fique dourado e não saia mais líquido vermelho. Reserve.
- Quando a quantidade de líquido do molho tiver reduzido à metade, retire do fogo, misture o fígado e coe apertando os sólidos contra a parede do coador de forma a retirar a maior quantidade de líquido possível. Reserve o líquido obtido para fazer o gravy.
Preparo do molho de servir (gravy):
- Depois de retirar o peru da forma, coloque a forma sobre fogo médio e raspe bem o fundo com uma colher de pau para soltar todos os pedacinhos que ficaram grudados.
- Descarte o máximo possível de gordura, coe e junte ao líquido do molho de miúdos preparado anteriormente.
- Ferva por uns 10 minutos e acrescente o amido de milho dissolvido em um pouco de água para que o molho fique espesso.
Para servir
- Sirva o peru, acompanhado do recheio que sobrou devidamente assado e com o molho (gravy). Para mais acompanhamentos, veja as sugestões no post.
Observações
Os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição de textos, receitas ou fotografias nele publicadas, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita, veja como clicando aqui.
Os acompanhamentos? Se vocês quiserem fazer uma refeição típica americana, sugerimos purê de batatas com manteiga queimada, pãezinhos (rolls) e molho de cranberry, mas também fica ótimo com uma salada de festa ou arroz com nozes/amêndoas ou ainda o purê de batatas com manteiga queimada e vagens/couve de bruxelas no vapor com molho de manteiga e limão - de dar água na boca só de pensar!
Outra receita que combina muito com Natal é a Rabanada, e essa nossa Rabanada de Panettone, é muito boa! Ou que tal uma receita super fácil e com a cara de receita natalina? Ou ainda uma mousse de chocolate facílima de preparar e muito gostosa? Ah, e não vamos esquecer do Eggnog e da Pecan Pie!! Quer mais ideias de sobremesas para o natal,dá uma olhada aqui então!
Para salvar no Pinterest
Susana Mendoza
Eu já fiz esse maravilhoso peru e posso garantir que dá certo e não é difícil. Acho que vale a pena, pois fica úmido por dentro. Outra coisa!!!! Abraços!
Malas e Panelas
Susana,
A receita assusta né? Mas é só ler uma segunda vez que tudo já fica fácil. E o resultado então...
Abraço
Ana
Boa noite!
Gostei da receita, vou tentar reproduzi-la, mas já comprei o peru e ele já veio temperado . Devo retirar algum condimento nesse caso ou só lavando ele resolve ?
Malas e Panelas
Olá Ana.
Nós também compramos temperado - é difícil encontrar sem tempero. Basta passar uma água para tirar o que está por fora.
Abraços
karol
Olá, estou gostando muito do site está de parabens, gostaria de saber se o caldo de galinha que usa é aquiele líquido caseiro o em cubinho que compra no supermercado?
Andrea
Obrigado Karol
Como falamos no post, usamos cubos dissolvidos em água: 3 xícaras de caldo de galinha (usamos 2 cubos dissolvidos em 3 xícaras de água) 🙂
Abraço
Luiza chagas
Nao précisa temperar o Peru?
Malas e Panelas
Olá Luiza
Não temperamos. O recheio já é bem temperado e a mistura de manteiga com sal e vinho branco para regar é suficiente para deixar com um gostinho especial.
Abraços
Luiza chagad
Obrigada!!! Amanhã vou fazer!!! Feliz Natal
Malas e Panelas
Depois nos conta como ficou. Feliz Natal!
Sâmela
Não precisa cobrir com papel alumínio?
Obrigada!
Malas e Panelas
Olá Sâmela
Como falamos, nós cobrimos com um pano e vamos regando a cada 20 minutos, então não precisa de papel alumínio - ou se quiser, pode colocar na ponta das coxas.
Abraços
Alexandre Parrode
Oi, pessoal! Fiz essa receita no ano passado e ficou show! Vou repetir agora para o Thanksgiving e queria umas dicas:
1 - O molho para regar o peru não foi suficiente e o pano de prato queimou muito rápido. Será que o forno estava muito quente?
2 - O pão de sanduíche que vocês citam na receita: é um pacote inteiro ou quantas fatias? Da última vez o recheio ficou meio massudo.
Obrigado! Bjs
Malas e Panelas
Oi Alexandre
É uma delícia mesmo! Já estamos contando os dias para o Thanksgiving também!
Pode ser que o forno estivesse um pouco quente, quando nós fizemos, o pano também fica "tostado" logo, mas o molho para regar sempre foi suficiente.
O pão é um pacote inteiro, menos as pontas, que usamos para tampar o peru. O recheio ficou massudo antes mesmo de ser colocado no peru? Pois para o que fica dentro do peru, não é bom apertar para caber tudo, pode deixar um pouco soltinho mesmo, empurrando só um pouco, senão vai ficar massudo mesmo. Sempre sobra uma quantidade que cobre o fundo de uma forma de uns 20x30 cm.
Se tiver mais dúvidas é só perguntar. Depois nos conta como ficou.
Abraços
Alexandre Parrode
Oi, pessoal! Meu forno é elétrico, qual a temperatura que vocês me sugerem? Meu peru deste ano será maior, 4,8 kg! Acham que devo aumentar um pouco a receita ou dobrá-la?
Abraços!
Malas e Panelas
Ih Alexandre
Só vimos tua pergunta agora!
Conta pra gente como foi.
Abraços
Magna Guerreiro
Sou celiaca como faco para substituir o pao?
Malas e Panelas
Olá Magna
Acreditas que nunca pensamos sobre isso?
Mas se fosse para tirar o pão da receita, acho que substituiríamos por arroz de couve-flor https://malasepanelas.com/receita-de-arroz-de-couve-flor/ ou por ou arroz selvagem (cozido).
Como alternativa, podes usar um pão sem glúten também.
Depois nos conta o que você acabou fazendo e como ficou.
Abraços