Qual é a melhor maneira de viajar sem sair de casa? Passear pelo street view não é. Olhar as fotos e os vídeos até pode ser legal. Mas cozinhando a gente viaja! Por isso fizemos esse post com 100 receitas de viagem, para viajar sem sair de casa.
Estamos no meio de uma situação que há pouco tempo achávamos que nunca viveríamos. O mundo está parando - ou parado - em razão do COVID-19, o coronavírus. Países estão fechando suas fronteiras e governos estão pedindo (alguns ordenando) que a população fique em casa. É difícil não ficar prestando atenção nas notícias. Mas tem momentos no dia em que a gente tenta esquecer tudo isso e pensa em viagem. Loucura? Achamos que não. Essa é a nossa maneira de não enlouquecer. Então a gente aproveita que não dá pra ficar sem comer e une o útil ao agradável.
Acompanhem o nosso raciocínio... Fazer em casa receitas de viagem, ou seja, uma comida que a gente experimentou passeando por aí não é um dos poucos (ou seria o único?) elemento de uma viagem que a gente pode recriar em casa? Talvez não de uma maneira completa, claro, mas de forma que mais se aproxime da original?
Não dá pra ficar admirando a Torre Eiffel.
Brincar em uma montanha russa não é a mesma coisa.
Se seu prédio tiver uma fonte, até dá para jogar uma moeda nela, mas não vai ser igual a jogar uma moeda na Fontana di Trevi. Sem contar que se algum vizinho ver, poderá lhe denunciar ao síndico e aí já viu, né, vai ter incomodação.
Mas comer aquele crepe que você experimentou em uma esquina qualquer de Paris, uma massa como aquela que comeu na Itália, ou a costelinha barbecue na qual você se lambuzou nos EUA dá para fazer em casa sem maiores problemas - e você vai se sentir transportado de volta àquele momento.
Pelo menos quando você comer 😉 Mas enquanto estiver cozinhando, vai se lembrar de outros detalhes da viagem. E isso vai lhe distrair do que está acontecendo agora.
Por isso estamos fazendo esse post, com 100 receitas de viagem, para você viajar sem precisar se preocupar com táxi, avião, hotel ou atrações fechadas.
Não tem todos os ingredientes? Deixe sem algum (se for realmente dispensável), substitua, seja criativo, adapte. É o que a gente faz às vezes.
Esses dias fizemos um frango com inspiração indiana. Não tínhamos todos os ingredientes para fazer a receita certinha, então fizemos com o que tínhamos em casa. E ficou muito bom! Outro dia foi a vez de um tailandês. Não tínhamos peixe, mas frango sim. Então o peixe ensopado virou um frango com molho tailandês 😉
Em Nova York comemos um Ramen excelente e encontramos uma receita simples, para fazer em casa, com macarrão instantâneo (até usando o tempero do pacotinho!), ovo e queijo processado. Bem diferente do que comemos na viagem. Deixamos o queijo de fora e colocamos um pouco de molho de soja e cebolinha e ficou muito bom!! Não foi a melhor refeição que já fizemos, mas foi muito melhor do que comer só macarrão instantâneo! E nos lembrou de NY, então entra na categoria de receitas de viagem. Prometemos refazer a receita em breve e postar aqui no blog.
Se tiver alguma dúvida com alguma das receitas abaixo, escreve pra gente. Seja por um comentário aqui no blog, seja por uma mensagem no Instagram, Twitter ou Facebook.
Porque o importante é ficar em casa. E ficar bem!
Dividimos as receitas em categorias. Você pode clicar direto nelas, ou ir passando por todas. Elas estão descritas na ordem em que aparecem nas fotos.
Se fizer alguma dessas receitas e postar nas redes sociais, não esqueça de marcar o @malasepanelas!
100 receitas de viagem para viajar sem sair de casa
-
- Sanduíches
- Saladas
- Sopas
- Petiscos/Lanches
- Massas
- Arroz
- Carnes e Frango
- Peixes
- Outros pratos e Acompanhamentos
- Pães
- Café da Manhã
- Doces
- Bolos
Os textos e fotografias do Malas e Panelas estão protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Desta forma, é proibida a reprodução e distribuição dos textos e/ou fotografias nele publicadas, com ou sem fins lucrativos, em qualquer meio, sem autorização prévia. Se você quiser compartilhar essa receita, veja como clicando em mais informações.
SANDUÍCHES
Xis Gaúcho - Aqui no RS é xis, e não cheeseburguer. E nada de querer só carne e queijo. Um xis de verdade tem milho, ervilha, tomate e alface. É, mesmo sendo quente, tem alface. Mas o ovo frito é opcional.
Lehmeyun - Comida armênia importada pelos uruguaios. O recheio lembra o de uma esfiha, mas é bem mais prático de fazer.
Croque Monsieur - Clássico francês. Um sanduíche de presunto e queijo no pão de forma coberto por molho bechamel, queijo e depois gratinado.
Croque Madame - É um croque Monsieur com um ovo frito em cima. É como se o croque Monsieur estivesse de chapéu, por isso o madame!
Monte Cristo - Sanduíche clássico da Disneyland, na Califórnia. Dizem que era um dos favoritos de Walt. É um sanduíche de presunto e queijo com geleia, empanado e frito. Mas essa versão aqui é quase light!
Patty Melt - Feito usando a carne de hambúrguer e pão de forma normal, mas com cebola caramelada e um molho especial.
Cuban Sandwich - Nasceu nas comunidades cubanas na Flórida e é feito com pão, porco assado, presunto, queijo tipo suíço, picles e mostarda.
Tuna Melt - O Tuna Melt é um sanduíche quente de atum com queijo por cima que vai ao forno para o queijo ficar derretido. Fácil e delicioso.
Philly Cheesesteak - É o apelido do Philadelphia Cheesesteak, um sanduíche com origem na Filadélfia (por isso o Philly), feito de carne em tiras e queijo derretido em um pão tipo baguete que na maioria das vezes inclui cebolas e pimentões fatiados.
Grilled Cheese - Nada mais do que o nosso queijo quente, ou aqui no sul, torrada de queijo. Mas nos EUA ele pode ser incrementado com jalapeños, cebola caramelada, presunto e pera, tomate e rúcula...
Hambúrguer Perfeito - O que faz um hambúrguer ser melhor que os outros? A carne. E aqui mostramos como fazer - em casa - um hambúrguer sensacional.
BLT - Bacon, alface e tomate - simples assim e extremamente saboroso.
-
SALADAS
Salada de Presunto Parma, Ovo e Batata - Comemos essa salada em Paris, em um restaurante de comida Basca e nos apaixonamos. Não desistimos enquanto não conseguimos fazer a nossa versão dessa salada em casa.
Salada de Frango e Abacate - Uma adaptação com ingredientes usados no sudoeste americano, essa salada é uma refeição por si só.
Salada de Brócolis e Bacon - Essa salada é de um dos nossos restaurantes favoritos nos EUA, o Sweet Tomates e vocês não imaginam o quanto ficamos contentes quando conseguimos recriar essa receita em casa.
-
SOPAS
Sopa de Abóbora Estilo Tailandês - Uma sopa relativamente simples de fazer, com um sabor diferente e poucas calorias.
Sopa francesa de cebola - Clássico da culinária francesa que vai fazer você chorar duas vezes. A primeira quando cortar as cebolas e a segunda ao comer, quando se sentir em Paris!
Sopa Criolla Peruana - Ainda não conhecemos o Peru, mas quando vimos que essa sopa é feita com carne moída, tomate, massa cabelo de anjo e finalizada com um ovo pochê o estômago até deu uma roncadinha!
Goulash - Nenhum passeio ao Leste Europeu está completo sem a gente provar um Goulash. Em Budapeste a gente comeu vários, e esta receita ficou bem parecida com os que experimentamos por lá!
Chili - É o prato oficial do Texas, e isso já quer dizer bastante coisa em relação a ele. Típico da culinária Tex-Mex e um clássico americano, é super fácil de fazer e muito saboroso.
Sopa de Tomate - Comemos uma sopa de tomate incrível em Nova York, e conseguimos recriar a receita em casa!
-
PETISCOS/LANCHES
Caponata - Servida com torradinhas, essa entradinha italiana é um espetáculo.
Pastel de Camarão - Nossas lembranças da Bahia são praia, acarajé e pastel de camarão.
Empanadas - Típicas uruguaias, essas empanadas de presunto e queijo são uma ótima opção de lanche - e até uma refeição.
Guacamole - Com tortilla chips, é ótima para juntar os amigos - hoje só no Skype!!
Pico de Gallo - Um complemento ótimo para qualquer prato mexicano, ou para servir com guacamole e sour cream.
Sour Cream - Creme azedo mexicano. Como não tem no Brasil, chegamos a essa receita e achamos que é a que melhor substitui, em termos de sabor, o original mexicano.
-
MASSAS
Massa Salsiccia e Salvia - Em Roma experimentamos essa massa com salsiccia (linguiça italiana temperada com erva doce) e a vontade foi de lamber o prato. E essa receita ficou igualzinha!
Salsa Caruso - Um molho típico do Uruguai, feito com creme de leite, presunto, champignon e queijo parmesão. Ótimo com raviólis de queijo!
Massa Alfredo - A massa você escolhe (mas a mais tradicional é o fettucini), encontrado em quase todos os menus de restaurantes nos EUA. É um molho branco com alho, queijo e frango.
Mac and Cheese - Comfort Food clássico americano. Se você conseguir usar cheddar de verdade (não o processado) vai ficar ainda mais parecido com o original.
Tuna Noodle Casserole - Outra receita americana, que foi bastante consumida nos anos 50. É difícil encontrar em um restaurante, mas além de viagem no sentido geográfico, acaba sendo uma viagem no tempo também.
-
ARROZ
Arroz Frito Mexicano - Uma ótima maneira de reutilizar o arroz e o frango que sobraram do almoço, dando uma cara (e sabor) bem diferentes.
Jambalaya - Prato da culinária creole-cajun, típico de New Orleans. Parece uma paella e tem influência espanhola e francesa. Os ingredientes principais são arroz, camarão, linguiça e às vezes frango – uma mistura que não teria nada para dar certo, mas fica ótima.
Risoto de Alcachofras - Mais uma receita com um pé na Itália. Simples e que impressiona.
CARNES e FRANGO
Costelinha Barbecue - Essa dispensa apresentação. Sabe a costelinha do Outback ou do Applebee's? Pois então, é essa aqui!
Almôndegas Suecas - Quando fomos a Estocolmo comemos almôndegas suecas (lá são só almôndegas 😉 ) em um mercado da cidade e com essa receita aqui você vai fazer almôndegas iguais aos suecos!
Pulled Pork - Carne de porco que se desmancha de tão macia e que é fantástica para ser usada em sanduíches. Mas atenção, dois ingredientes são essenciais: fogo baixo e paciência.
Frango Balti (indiano) - Essa é a receita indiana que fazemos e que deu mais certo, pois não exige misturas pré prontas de temperos indianos.
Frango Marroquino - É impossível não associar o Marrocos à ideia de um lugar exótico e distante (embora não seja muito). Este prato de frango com harissa pode parecer complicado, mas é muito fácil de preparar. E tem sabores diferentes e complexos, assim como deve ser o país de onde ele vem.
Chicken Pot Pie - Deu pra ver que gostamos bastante da culinária americana, não é mesmo? Receita ótima para um dia mais friozinho. Não está frio onde você mora? Prepara mesmo assim, liga o ar condicionado no máximo de frio e aproveita!
Tacos de Frango Empanado - Comemos esses tacos em nossa viagem ao Texas e, sem sombra de dúvidas, foram os melhores tacos que já comemos!
Fried Chicken - Clássico do sul americano, o frango frito, quando bem feito, é fenomenal!
Frango Pasanda - Pasanda é um prato popular no norte da Índia e no Paquistão. Originalmente era feito com cordeiro, mas também é preparado com frango e camarão.
Frango com Brócolis e Arroz de Coco - Pode não ser tipicamente de algum lugar, mas essa receita tem uma inspiração asiática bastante forte.
Frango Agridoce - Clássico em restaurantes de culinária chinesa, você vai ver que preparar essa receita não é nada complicado.
PEIXES
Fish and Chips - Essa é pra se sentir em um pub de Londres. Se você quiser repetir a experiência, escolha uma cerveja britânica para acompanhar e cheers!
Fish Tacos - Um mexicano que mais parece californiano. Levíssimo e ótimo para uma refeição de um dia quente.
Peixe Ensopado Tailandês - Outra receita de inspiração asiática, fácil de fazer e sensacional!
OUTROS PRATOS E ACOMPANHAMENTOS
Deep Dish Pizza - A deep dish pizza é clássica de Chicago e com essa receita você vai se sentir caminhando na Magnificent Mile!
Polenta com Molho Bolonhesa - De inspiração italiana e um clássico da serra gaúcha.
Batatas Suecas - Ótima opção de acompanhamento às almôndegas suecas.
Picles Suecos - Se você fizer as almôndegas suecas, vai ter que fazer esse picles também! Os dois juntos faz tudo ficar muito mais gostoso.
Purê de Manteiga Dourada - Os americanos sabem fazer comfort food. Esse purê é o acompanhamento ideal para as costelinhas barbecue.
Refried Beans - Seria o feijão mexido mexicano. Ótimo para colocar em um burito, ou até servir com nachos!
Fried Green Tomatoes - É o nome de um filme famoso do início dos anos 90, mas tomates verdes fritos são tomates verdes (que não estão maduros), empanados com farinha de milho e depois fritos. É um acompanhamento típico do sul dos Estados Unidos.
Yorshire Pudding - Ótimo acompanhamento para uma carne assada na opinião dos britânicos - e na nossa também!
Baked Beans - Um acompanhamento que não pode faltar em um BBQ americano.
Cauliflower Cheese - Um prato britânico que é couve-flor com um molho de queijo. Simples mas de dar água na boca!
Apple Sauce - Um excelente acompanhamento para porco assado (ou puro mesmo)!
PÃES
Croissants - Pode parecer que é extremamente difícil fazer croissant. Não é. Claro que se você nunca colocou o pé na cozinha vai ser mais complicado, mas seguindo essa receita, garantimos que croissants tão bons assim, só em Paris.
Pão Artesanal - Uns amigos nossos disseram que se sentiram no interior da França ao experimentar esse pão. Parece complicado de fazer, mas garantimos, é moleza.
Bagels - Sim, dá pra fazer bagels em casa! Já experimentamos várias receitas e essa foi a que nos levou ao resultado mais parecido com os bagels que comemos nos EUA. Torradas com cream cheese são fenomenais.
Cinammon Roll - Outro clássico dos EUA. O aroma enquanto estiverem assando vai se espalhar pela casa toda.
Kanelbullar - Estes pãezinhos amanteigados de cardamomo e canela são encontrados em qualquer padaria na Suécia. E são um acompanhamento perfeito para um café da tarde, ou como chamam por lá, o fika.
English Muffin - Não é um bolinho, mas um pãozinho que fica excelente com geleia, manteiga, ou como base dos Eggs Benedicts.
NY Deli Rye - Fazer um sanduíche de pastrami com este pão (pode ser de presunto mesmo) e um pouco de mostarda vai ser uma experiência e tanto.
CAFÉ DA MANHÃ
Eggs Benedict - Em qualquer menu de café da manhã nos EUA tem Eggs Benedict. Já comemos vários e o que sempre nos dá vontade de saborear novamente é o que comemos no Yolk, em Chicago!
Huevos Rancheros - Esse prato é famoso no café da manhã mexicano. Se achar um pouco pesado para o café da manhã, faça para um brunch!
Pancakes - O clássico dos clássicos do café da manhã americano. E essa receita é tradicional.
French Toast - Aqui chamam de rabanada e só lembram dela no Natal. Nos EUA divide espaço nos cardápios com pancakes e waffles quase que de igual para igual.
Waffles - São primos das pancakes, mas essa massa é assada em um grill especial, que dá o formato característico.
Breakfast Sausages - Um prato composto de breakfast sausages (linguiças especiais para o café da manhã), ovos e pancakes é tudo o que precisamos para começar bem o dia em uma viagem. E em casa também! Com essa receita você vai fazer sausages mais gostosas do que muitas que já comemos nos EUA.
Strawberry Smoothie - Excelente para um dia quente, essa bebida acompanha muito bem um café da manhã mais leve.
DOCES
Sorvete de Nozes Amanteigadas - Comemos esse sorvete em Savannah, nos EUA e não descansamos enquanto não demos um jeito de fazer em casa.
Pipoca com Caramelo - Praticamente uma pipoca de cinema. Excelente para sentar na frente da TV e assistir um filme nesses tempos de ficar em casa.
Crepes Franceses - Agora sim vai ser possível lembrar de Paris de uma maneira que muita gente vai gostar: com um crepe! Essa receita faz crepes fininhos, como os servidos em qualquer esquina de Montmartre ou Marais. E quem quiser pode incrementar com Nutella, banana, morangos...
Pecan Pie - Aqui não é tão famosa, mas essa torta de noz-pecã é um clássico americano.
Banana Pudding - Comemos Banana Pudding pela primeira vez no Texas. Depois em Nova York, na Magnolia Bakery. Mas essa aqui é o melhor de todos!
Funnel Cake - Os funnel cakes são um clássico dos parques de diversões nos EUA. Um substituto estiloso para um bolinho de chuva.
Fudge - Talvez o doce de chocolate americano mais fácil de fazer.
Apple Pie - Não deve ter receita que lembre mais dos EUA do que uma Torta de Maçã. Essa aqui é igualzinha às que já experimentamos por aquelas bandas!
Pavlova - Um merengue coberto de frutas. Simples e delicioso, essa receita super famosa na Austrália e Nova Zelândia é bem fácil de fazer.
Chocolate Chunk Cookies - Substituto dos chocolate chip cookies, bem melhores do que os comprados prontos.
Beignets - Mais uma receita do sul dos EUA. Parecem travesseirinhos fritos e, cobertos de açúcar de confeiteiro - acompanhadas de um café, são excelentes. Experimente fazê-los em vez de fazer bolinho de chuva. Você não vai se arrepender.
Souflé de Chocolate - Quando a gente pensa em souflê, o primeiro destino que vem à cabeça é a França mas esta receita aqui vai te levar para um cruzeiro em um navio Disney. Este souflê de chocolate é receita do restaurante Palo, um restaurante apenas para adultos dos navios da Disney Cruise Line.
Gingerbread Cookies - Que tal fazer de conta que o Natal chegou (ou já ir treinando para o Natal) e fazer esses biscoitos típicos de fim de ano nos EUA?
Bark - Talvez esse seja o doce americano com chocolate mais fácil de fazer 🙂
Oatmeal Raisin Cookies - Esse é para quem quer dizer que está comento um cookie saudável 😉
BOLOS
Madeleines - Esses bolinhos amanteigados em formato de concha de origem francesa são ótimos para acompanhar um café ou até mesmo um chá.
Angel Food Cake - Um bolo super leve, por isso o nome, parece uma nuvem.
Carrot Cake - O bolo de cenoura americano é bem diferente do nosso bolo de cenoura. A única semelhança é que tem cenoura!
Apple Pie cake - É a clássica torta de maçã americana transformada em bolo. Sensacional!
Devil's Food Cupcake - Bolo Comida do Diabo. Os americanos sabem como dar um nome chamativo a um bolo, não acham?. Muito chocolate faz desse bolo uma maravilha.
Red Velvet Fácil - Muita gente não sabe, mas o Red Velvet é um bolo de chocolate com o origem no sul dos EUA. Essa receita aqui é simplificada e uma delícia.
Cuca de Uva - A cuca (não o bicho do Sítio do Pica-Pau Amarelo) estaria melhor na categoria de pães. Mas essa receita foi adaptada e parece mais com um bolo. De qualquer forma, tem gostinho de Serra Gaúcha.
Chocolate Sheet Cake - Um bolo de chocolate típico do Texas.
Três Leches Cake - Um bolo com três leites? Sim, e os leites são: leite condensado, leite evaporado e creme de leite. O resultado, um bolo bastante úmido e divino. A receita é originalmente mexicana, mas adaptada pelos americanos.
Hummingbird Cake - É um bolo do sul dos Estados Unidos feito com banana, abacaxi, noz-pecã e temperos como canela, gengibre e noz moscada. A cobertura é geralmente feita com cream cheese. Comemos na última viagem a Orlando e gostamos (embora tenhamos achado um pouco doce demais).
Boston Cream Pie - Apesar de ser chamada de torta (pie) é um bolo, criado em Boston, e é recheado de creme e tem uma cobertura de chocolate.
- Voltar ao início
Para salvar no Pinterest
[…] post onde mostramos 100 receitas de viagem, para viajar sem sair de casa, falamos em uma receita de ramen com macarrão instantâneo fácil e rápida, usando até mesmo o […]